Alô guitarrista! (Edição 982)

Smoke On The Water - Deep Purple



Mais um super clássico! Smoke On The Water tem o riff mais famoso do rock’n’roll. Até adoradores de estilos musicais totalmente opostos reconhecem a composição. Tem gente que nem mesmo sabe o nome da música mas conhece pelos menos sua introdução.

Essa música veio acompanhada de outros clássicos no também clássico álbum Machine Head, de 1972, lançado há 36 anos. A formação era a clássica
“Mark II”, com Ian Gillan no vocal, Ritchie Blackmore na guitarra, Jon Lord no teclado, Roger Glover no baixo e Ian Paice na bateria. Vale a pena recontar a história em que se insere a letra da música: o Deep Purple estava na cidade suíça de Montreux para gravar o álbum Machine Head em um cassino. Na noite anterior ao início das gravações, houve no local um show do Frank Zappa em que um “estúpido” (como diz a letra) disparou um sinalizador e incendiou a construção. Tiveram de gravar o álbum no estúdio móvel dos Rolling Stones.

Analisando a canção tecnicamente, o riff inicial é bem simples. Nas outras partes, inclusive no solo, a divisão rítmica é toda em colcheias, algo que não deve dificultar a sua reprodução. Distorção ligada e mãos a obra! Escute a versão original no site Kboing, clicando aqui e depois em Smoke On The Water. Clique nas tablaturas para ampliá-las. Bom estudo!